
Projeto Pedagógico

Construindo
+
Interagindo
=
Aprendendo
A educação é um processo dinâmico e deve acompanhar a evolução dos tempos modernos para que não se torne obsoleta e deixe de cumprir seu importante papel na formação do cidadão crítico e participativo no que diz respeito às questões políticas, sociais e culturais.
“Segundo Delors (1996), a prática pedagógica deve preocupar-se em desenvolver quatro aprendizagens fundamentais, que serão para cada indivíduo os pilares do conhecimento:
Aprender a conhecer indica o interesse, a abertura para o conhecimento, que verdadeiramente liberta da ignorância;
Aprender a fazer mostra a coragem de executar, de correr riscos, de errar mesmo na busca de acertar;
Aprender a conviver traz o desafio da convivência que apresenta o respeito a todos e o exercício de fraternidade como caminho do entendimento;
e, finalmente, Aprender a ser que talvez, seja o mais importante por explicitar o papel do cidadão e o objetivo de viver”.
Baseamos nosso trabalho numa perspectiva Sócio-Interacionista de Educação, uma concepção que prioriza a análise dos reflexos do mundo exterior no interior, dos indivíduos, pela interação deles com a realidade.
O aprendizado envolve sempre a interação com os outros indivíduos e a interferência direta ou indireta deles.
Nesse enfoque, o conhecimento é concebido como uma construção do educando, a qual ocorre com base em sua interação com saberes socialmente construídos com a mediação do professor.
Em outras palavras, o conhecimento é uma construção individual mediada pelo social.

Arte e Criatividade
A criatividade na educação acelera o processo de aprendizagem.


Encantando com Música
A música está totalmente relacionada ao universo bilíngue na forma artística de aprendisado e desenvolvimento.
Aprender Brincando
Além da metodologia tradicional de ensino, a forma lúdica e interativa, através de atividades divertidas direcionadas, aprimoram o desenvolvimento e o interesse no aprendisado com facilidade.

Incluímos duas disciplinas novas em nossa Grade Curricular !
Robótica
A partir do Infantil 3
Soluções educacionais voltadas à Educação Básica que tem como base as metodologias ativas, sempre com o foco no “aprender fazendo”.
As atividades são planejadas e desenvolvidas a partir de diferentes abordagens, envolvendo o STEAM (sigla em inglês para Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics), a Robótica, o Pensamento Computacional e a Cultura Maker, que se combinam e se complementam, propiciando aos estudantes a construção de um repertório multidisciplinar.
Tudo isso sustentado na aprendizagem baseada em projetos, uma metodologia ativa cuja sigla em inglês é PBL (Problem Based Learning). Essa estratégia de estruturação do trabalho pedagógico estimula os estudantes a criarem projetos a partir de uma questão norteadora, estimulando e propiciando o levantamento de hipóteses, a pesquisa, o planejamento e a elaboração de artefatos. As atividades são organizadas em encontros, cujos tipos, conteúdos e habilidades são elaborados e agrupados por unidades temáticas modulares, alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Educação Socioemocional
A partir do Infantil 4
O desenvolvimento socioemocional é considerado um dos principais desafios do mundo moderno. Ansiedade, depressão e incertezas são intensificadas com a quantidade de informações que recebemos por minuto e a força do imediatismo. Pensando nisso a Escola incluirá em sua grade curricular a Educação Socioemocional, utilizando os projetos do MY LIFE.
"As crianças precisam de um conjunto equilibrado de capacidades cognitivas e socioemocionais para se adaptar ao mundo atual, cada vez mais exigente, imprevisível e mutante. Aquelas capazes de responder com flexibilidade aos desafios econômicos, sociais e tecnológicos do século 21, têm mais chances de ter vidas prósperas, saudáveis e felizes. As competências socioemocionais são úteis para enfrentar o inesperado, atender múltiplas demandas, controlar os impulsos e trabalhar em grupo”.
Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico
OCDE . 2015
