top of page

Projeto Pedagógico

Construindo

+

Interagindo

=

Aprendendo

A educação é um processo dinâmico e deve acompanhar a evolução dos tempos modernos para que não se torne obsoleta e deixe de cumprir seu importante papel na formação do cidadão crítico e participativo no que diz respeito às questões políticas, sociais e culturais.

“Segundo Delors (1996), a prática pedagógica deve preocupar-se em desenvolver quatro aprendizagens fundamentais, que serão para cada indivíduo os pilares do conhecimento:

Aprender a conhecer indica o interesse, a abertura para o conhecimento, que verdadeiramente liberta da ignorância; 

 

Aprender a fazer mostra a coragem de executar, de correr riscos, de errar mesmo na busca de acertar; 

 

Aprender a conviver traz o desafio da convivência que apresenta o respeito a todos e o exercício de fraternidade como caminho do entendimento;

 

e, finalmente, Aprender a ser que talvez, seja o mais importante por explicitar o papel do cidadão e o objetivo de viver”.

Baseamos nosso trabalho numa perspectiva Sócio-Interacionista de Educação, uma concepção que prioriza a análise dos reflexos do mundo exterior no interior, dos indivíduos, pela interação deles com a realidade.

 

O aprendizado envolve sempre a interação com os outros indivíduos e a interferência direta ou indireta deles.

Nesse enfoque, o conhecimento é concebido como uma construção do educando, a qual ocorre com base em sua interação com saberes socialmente construídos com a mediação do professor.

 

Em outras palavras, o conhecimento é uma construção individual mediada pelo social.

Dar Voz às Crianças

Escutar as crianças é como fazer uma viagem ao território da infância.

Flor

Arte e Criatividade

A criatividade na educação acelera o processo de aprendizagem.

Encantando com Música

Escutar as crianças é como fazer uma viagem ao território da infância.

Aprender Brincando 

Escutar as crianças é como fazer uma viagem ao território da infância.

bottom of page